sexta-feira, 9 de novembro de 2007

James Brown

James Joseph Brown Jr., ou simplesmente James Brown, (Barnwell, Carolina do Sul, 3 de Maio de 1933Atlanta, Geórgia, 25 de Dezembro de 2006) foi um cantor, compositor e produtor musical norte-americano reconhecido como uma das figuras mais influentes do século XX na música.

Nascido na Carolina do Sul, foi um prolífico letrista e produtor musical, foi o principal impulsionador da evolução do gospel e do rhythm and blues para o soul e o funk, sendo a invenção deste último género creditada a ele. Também deixou a sua marca noutros géneros musicais, incluindo rock, jazz, reggae, disco, no hip-hop e na música dançante e eletrónica em geral. Foi abandonado aos 4 anos pelos seus pais e deixado aos cuidados de parentes e amigos. Cresceu nas ruas de Augusta (Geórgia), onde cantava e dançava para pagar o quarto de um bordel.

Aos 16 anos, passou três anos num reformatório por roubar carros. Durante os anos 60, lançou canções tais como "Papa's Got a Brand New Bag", "I Got You (I Feel Good)", "Get Up (I Feel Like Being a Sex Machine)" e "I'm Black and I'm Proud". Em 1988, foi condenado a seis anos por posse de drogas e armas.

A sua carreira de músico profissional iniciou-se em 1953, atingindo a fama no fim da década de 1950 e início da década de 1960, graças à força das suas performances ao vivo e a uma sequência de grandes sucessos. Apesar de numerosos problemas pessoais e alguns insucessos, ele continuou a produzir sucessos nas duas décadas seguintes. Nas décadas de 1960 e 1970, Brown era uma presença em assuntos políticos norte-americanos, especialmente no activismo a favor dos negros e dos pobres.

James Brown morreu aos 73 anos a 25 de dezembro de 2006, em Atlanta, Geógia, EUA, após internamento devido a severa pneumonia.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

1 comentário:

nImpossiblePrince disse...

Um grande músico, sem dúvida alguma. Uma grande voz!Bom gosto.Abraços.